Publicado por : Eu amo a escritura 27 de dez. de 2007


JUÍZES 8

1 ENTÃO os homens de Efraim lhes disseram: Que é isto que nos fizeste, que não nos chamaste, quando foste pelejar contra os midianitas? E contenderam com ele fortemente.

2 Porém ele lhes disse: Que mais fiz eu agora do que vós? Não são porventura os rabiscos de Efraim melhores do que a vindima de Abiezer?

3 Deus vos deu na vossa mão os príncipes dos Midianitas, Uribe e Zeebe; que mais pude eu fazer do que vós? Então a sua ira se abrandou para com ele, quando falou esta palavra.


1- SIGNIFICADO DA PALAVRA


Temperança


É uma palavra muito abrangente, pois abrange muitos significados que estão interligados entre si.


TEMPERANÇA = AUTOCONTROLE= EQUILIBRIO=MODERAÇÃO=DOMINIO PRÓPRIO


O termo “temperante” não aparece no AT, no NT aparece em algumas versões como a Almeida Revista e Corrigida e em outras como DOMINIO PRÓPRIO na Revista e Atualizada, UM FRUTO DO ESPIRITO. Conforme gálatas 5:

22 Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.

Neste texto o termo grego usado é “ENKRATEIA”, KRATEIA = SEGURAR OU PEGAR + PREFIXO “EN “, dando a idéia de segurar algo, ter condições de pegar e não soltar. Dominar e manter sobre controle.

2 - Análise do texto:


No texto que vimos, Gideão é um apaziguador, função esta que Cristo nos convida a ser: "Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus;" (Mateus 5 : 9).

Os Eframitas pressionaram Gideão por não os ter convidado para a guerra. Efraim( que sig. prospero) era uma das doze tribos de Israel, descendentes do segundo filho de José(Gn41.52). Gideão era da tribo de Manassés(sig. Deus me fez esquecer) descendente do primeiro filho de José (Gn41.51). As duas tribos eram vizinhas. Com a preocupação de retirar o inimigo Midianita, em nenhum momento passou pela sua cabeça discutir coisas pequenas como aquela.  O importante era que estavam vencendo a batalha contra a opressão inimiga. Mas, os Eframitas estavam sem visão, deveriam estar alegres, não faltavam motivos, todos os anos o Midianitas os saqueavam: JUIZES 5

3 Porque sucedia que, semeando Israel, os Midianitas e os Amalequitas, e também os do oriente, contra ele subiam.

4 E punham-se contra ele em campo, e destruíam os frutos da terra, até chegarem a Gaza; e não deixavam mantimento em Israel, nem ovelhas, nem bois, nem jumentos.

5 Porque subiam com os seus gados e tendas; vinham como gafanhotos, em grande multidão que não se podia contar, nem a eles nem aos seus camelos; e entravam na terra, para a destruir.

6 Assim Israel empobreceu muito pela presença dos Midianitas; então os filhos de Israel clamaram ao SENHOR.


Mas ele não estavam alegres e gratos a Deus. Gideão age como um homem de visão, com humildade, mostra que a grandeza não está nele. Diz que os rabiscos de Efraim são superiores a vindima de Manasses. “Rabiscos” são os restos de uma colheita, as sobras, e “vindima” é o mesmo que vinha, ou seja, uma simples sobra de Efraim era superior a toda uma grande plantação de uvas de Manasses. Talvez seja este um dos motivos por que Deus o escolhera:

15 E ele lhe disse: Ai, Senhor meu, com que livrarei a Israel? Eis que a minha família é a mais pobre em Manassés, e eu o menor na casa de meu pai.(JZ6)

Humildade é a chave .É difícil Deus manifestar a sua glória na vida daqueles que são autoconfiantes. Paulo nos fala sobre isto:

"Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus, e não de nós." (II Coríntios 4 : 7)

Gideão poderia deixar seu orgulho falar mais alto, era descendente do primeiro filho de José, era a primícia de José, mas não, foi temperante, equilibrado, soube discernir as coisas, soube separar, e dar a devida atenção e valor a cada assunto. Mostrou que o importante era derrotar o inimigo,e depois valorizou o o próximo, eles eram muito importantes naquela batalha.

Aí está um grande desafio para o Cristão, discernir o que é edificante, e como dar o devido valor a cada situação.

3 - O VALOR DA TEMPERANÇA

Salina de Marsala na Itália

Imagine uma salada demasiadamente salgada, ou então uma comida de hospital sem nenhum tempero. São dois extremos , a pergunta que fica: Em qual deste extremos o Cristão deve ficar? As duas são ruins na verdade. Embora ninguém goste de muito sal, não vive sem ele e outros temperos.Na medida certa se torna uma benção.

O problema não é o tempero, mas a dosagem,a quantidade aplicada. Nós precisamos ter equilíbrio e discernimento para colocar a quantidade correta na nossa vida. Precisamos dominar a colher. Deus criou todas as coisas e disse : era bom

GÊNESIS 1

10 E chamou Deus à porção seca Terra; e ao ajuntamento das águas chamou Mares; e viu Deus que era bom.

11 E disse Deus: Produza a terra erva verde, erva que dê semente, árvore frutífera que dê fruto segundo a sua espécie, cuja semente está nela sobre a terra; e assim foi.

12 E a terra produziu erva, erva dando semente conforme a sua espécie, e a árvore frutífera, cuja semente está nela conforme a sua espécie; e viu Deus que era bom.

13 E foi a tarde e a manhã, o dia terceiro.

14 E disse Deus: Haja luminares na expansão dos céus, para haver separação entre o dia e a noite; e sejam eles para sinais e para tempos determinados e para dias e anos.

15 E sejam para luminares na expansão dos céus, para iluminar a terra; e assim foi.

16 E fez Deus os dois grandes luminares: o luminar maior para governar o dia, e o luminar menor para governar a noite; e fez as estrelas.

17 E Deus os pôs na expansão dos céus para iluminar a terra,

18 E para governar o dia e a noite, e para fazer separação entre a luz e as trevas; e viu Deus que era bom.

19 E foi a tarde e a manhã, o dia quarto.

20 E disse Deus: Produzam as águas abundantemente répteis de alma vivente; e voem as aves sobre a face da expansão dos céus.

21 E Deus criou as grandes baleias, e todo o réptil de alma vivente que as águas abundantemente produziram conforme as suas espécies; e toda a ave de asas c


Agora leia este

31 E viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que era muito bom; e foi a tarde e a manhã, o dia sexto.conforme a sua espécie; e viu Deus que era bom.

Repare todas as coisas que o Senhor criou são boas. Como fazemos uso e nos relacionamos com elas?

O sexo dentro de um casamento de forma saudável e pura, a comida sem exageros, o dinheiro sem o egoísmo, se tornam uma benção. As coisas foram feitas para nos servirem, e não nós servirmos elas.

"Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas edificam." (I Coríntios 10 : 23)

Quando não temos equilíbrio e domínio, recebemos alguns adjetivos desagradáveis como:

Adulteros, fornicadores – "Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicadores, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte." (Apocalipse 21 : 8)

Glutões - "Andemos honestamente, como de dia; não em glutonarias, nem em bebedeiras, nem em desonestidades, nem em dissoluções, nem em contendas e inveja." (Romanos 13 : 13)

Idólatras -"Mortificai, pois, os vossos membros, que estão sobre a terra: a prostituição, a impureza, a afeição desordenada, a vil concupiscência, e a avareza, que é idolatria;" (Colossenses 3 : 5).

Daí, vemos a importância do Espírito Santo gerar este fruto em nossas vidas. Coisas que eram para serem bençãos, se tornam maldição em nossas vidas. O que tem de pessoas excessivamente preocupadas com beleza, riquezas, status e prazeres. Se tornaram escravas destas coisas. Isto nos lembra um texto:

"Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que todo aquele que comete pecado é servo do pecado." (João 8 : 34)

"ESTAI, pois, firmes na liberdade com que Cristo nos libertou, e não torneis a colocar-vos debaixo do jugo da servidão." (Gálatas 5 : 1)


4 - DOMÍNIO NO HOMEM INTERIOR


O mais difícil na vida cristã não está em dominar situações externas, mas sim internas. É fácil pagarmos as contas de casa, apresentar o trabalho da faculdade, os desafios profissionais, agora termos que vencer esta natureza caída e pecaminosa é o grande desafio de todo crente salvo. É uma luta espiritual entre carne e espírito. Vejamos o comentário de Paulo

"Porque não faço o bem que quero, mas o mal que não quero esse faço." (Romanos 7 : 19)
Precisamos viver uma vida equilibrada.


Esta natureza não tem visão de Deus, por isso a importância do cristão ter o discernimento espiritual. A velha estória dos dois leões é bem aplicada a nós. O leão que mais alimentarmos será o mais forte.

ROMANOS 7

22 Porque, segundo o homem interior, tenho prazer na lei de Deus;

23 Mas vejo nos meus membros outra lei, que batalha contra a lei do meu entendimento, e me prende debaixo da lei do pecado que está nos meus membros.

24 Miserável homem que eu sou! quem me livrará do corpo desta morte?

25 Dou graças a Deus por Jesus Cristo nosso Senhor. Assim que eu mesmo com o entendimento sirvo à lei de Deus, mas com a carne à lei do pecado.


CAPÍTULO 8

1 PORTANTO, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito.

2 Porque a lei do Espírito de vida, em Cristo Jesus, me livrou da lei do pecado e da morte.

5 - AREAS DA NOSSAS VIDA


A) PENSAMENTOS


Um certo filosofo disse: penso logo existe. É claro que não somos obras do acaso, pela fé, como disse Paulo, acreditamos que tudo e todas as coisas vieram a existir por meio do Deus invisível. Qualquer ser humano só pelo fato estar pensando deveria ter a certeza da sua existência. O pensamento expressa a própria pessoa. Você é o que você pensa. Então o que estamos pensando? A Bíblia diz que nós temos uma mente renovada : Rm 12

2 E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.
O cristão precisa ter a mente de Cristo


Nós temos a mente de Cristo : "Porque, quem conheceu a mente do SENHOR, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo." (I Coríntios 2 : 16)

Vejamos algumas sugestões que o Senhor nós dá para pensar:

"Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai." (Filipenses 4 : 8)

Mesmo um Cristão fiel a Deus não está isento dos ataques do inimigo. O próprio Jesus foi tentado por satanás no Getsemani, para não tomar cálice da cruz : "Dizendo: Pai, se queres, passa de mim este cálice; todavia não se faça a minha vontade, mas a tua." (Lucas 22 : 42)

Esta luta que Cristo enfrentou não foi na área física, mas nos seus pensamentos, eles estavam turvos, confusos, o seu racional brigava com seu emocional. A Vitória de Cristo foi se submeter ao Pai.

Podemos ter um coração puro e reto,mas, mesmo assim, a Bíblia diz que o nosso inimigo é astuto e sagaz , ruge como leão para nos tragar, e trabalha no âmbito da mente para provocar inquietação. Nos acusando, assim como fez com Jó, e a nossa vitória está na humilhação aos pés de Cristo. Reconhecendo nossos pecados e pequenez, como disse o apóstolo João:

"Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós." (I João 1 : 8)

Quando fazemos isso, então, Cristo derrama do seu precioso sangue sobre nossa mente, toma novamente o comando da nossa vida, e passamos a enxergar de novo. Glórias a Deus!

B) EMOÇÕES


Somos seres espirituais e também emocionais, e isto é algo bom. A emoção, os sentimentos estão nos nossos corpos, através de glândulas,e foi Deus que nos dotou assim. Rimos, choramos, todo ser humano natural possui estas dadivas da vida. Elas só não podem ser nossos referenciais. Os nossos sentimentos podem ser como uma gangorra, e não servem de termômetro confiável para decisões em nossas vidas. É por isso que a Bíblia fala que o justo viverá pela fé e não pela emoção:

"E é evidente que pela lei ninguém será justificado diante de Deus, porque o justo viverá da fé." (Gálatas 3 : 11)

Emoções fazem parte do nosso ser
Precisamos através da leitura da Palavra de Deus e em oração, apreender a separar o nossos sentimentos, e a dominar eles, é uma tarefa difícil para o crente, pois somos seres humanos como os demais.Os sentimentos são baseados em situações, e tem muita ligação com nossas vontades, desejos e momentos que estamos vivendo.Os extremos das emoções podem ser : pessimismo, pessoa melindrosa, estourada e outros.


A cura pode estar ás vezes em crer: "Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; porque o que duvida é semelhante à onda do mar, que é levada pelo vento, e lançada de uma para outra parte." (Tiago 1 : 6)A instabilidade pode vir porque estamos desconfiados de Deus. Também pela falta de conhecimento e orientação da Bíblia sobre determinado assunto : "O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento; porque tu rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; e, visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos." (Oséias 4 : 6). Devemos ser humildes ao reconhecermos os nossos pecados: SALMO 32


1 BEM-AVENTURADO aquele cuja transgressão é perdoada, e cujo pecado é coberto.

2 Bem-aventurado o homem a quem o SENHOR não imputa maldade, e em cujo espírito não há engano.

3 Quando eu guardei silêncio, envelheceram os meus ossos pelo meu bramido em todo o dia.

4 Porque de dia e de noite a tua mão pesava sobre mim; o meu humor se tornou em sequidão de estio. (Selá.)

5 Confessei-te o meu pecado, e a minha maldade não encobri. Dizia eu: Confessarei ao SENHOR as minhas transgressões; e tu perdoaste a maldade do meu pecado. (Selá.)

6 Por isso, todo aquele que é santo orará a ti, a tempo de te poder achar; até no transbordar de muitas águas, estas não lhe chegarão.


A ansiedade é um grande desafio para os filhos de Deus, é a preocupação antecipada, podemos aceitar o doce conselho de Pedro:

"Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós." (I Pedro 5 : 7)

Existe um corinho que diz “conta pra Jesus aonde é sua dor. Ele é o remédio confia no Senhor”. Vamos contar pra Jesus aonde é nossa dor, confiarmos no Senhor, descansar N'Ele, que Ele tudo fará.

Quantos Cristãos procuram psicólogos não evangélicos, terapeutas sem Deus, buscam primeiro auxilio no homem e não sabem que tem O Senhor e a sua palavra a seu dispor.

Quando a Bíblia diz que domínio próprio é fruto do Espírito Santo, mostrar que não é algo que nós alcançamos sozinhos, mas através da graça do Senhor

Comentários
1 Comentários

{ 1 com. ... veja as opiniões ou deixe a sua }

  1. Deus abençoe pela luz , e através de suas palavras inspirada pelo Espírito pode falar conosco em nossa necessidade. Grat

    ResponderExcluir

Querido leitor deixe aqui a sua mensagem. Você é muito importante para o crescimento deste blog. Que o Senhor te abençoe!!!

Notícias

Mais Vistos

- Copyright © Cristo Vencedor | Ele Venceu - Metrominimalist - Tecnologia Blogger - Desenvolvido por Johanes Djogan -